Recolhimento de Agosto #EmCasa

Faça uma pausa para um recolhimento on-line. Neste mês de agosto o tema será o “Amor à verdade”.

Download do material para o recolhimento em PDF

1. Para Começar
2. Meditação: Fé e verdade
3. Leitura
4. Exame de Consciência
5. Meditação: Verdade & Sinceridade
6. Terço


1. Para Começar

O recolhimento é uma pausa nas atividades diárias para estar a sós com Deus e considera como vai a nossa vida cristã, na família, no trabalho, na relação com os outros, em todos os momentos. O roteiro que oferecemos prevê duas meditações, uma leitura espiritual e o terço.


2. Meditação: Fé e verdade

Procura sincera da Verdade divina, do conteúdo da fé. Cristo é a Verdade. A nossa fé é encontro com uma Pessoa. Viver de fé é fonte de alegria: “Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor”.


3. Leitura

Nova evangelização. Ajudar nossos amigos a encontrar a verdade. Melhorar o nosso modo de nos comunicarmos. Leia o texto aqui.


4. Exame de Consciência

Coloque-se na presença de Deus e considere estas questões com tranquilidade e em silêncio:

1. Tenho não só confiança em Deus, mas fé nas verdades e nos valores contidos nos ensinamentos de Jesus Cristo, e confiados por Ele à Igreja?

2. Percebo que a fé católica não tem por objeto matérias opináveis, mas verdades divinas?

3. Assumi o desejo do Papa Francisco e dos últimos Papas de que todos os católicos leiamos e meditemos o Catecismo da Igreja Católica, síntese da autêntica doutrina cristã?

4. Sem ceder na minha fé, sei escutar com respeito as opiniões alheias e procuro o diálogo baseado em ideias?

5. Aceito e amo a verdade cristã de tal modo que não fique na teoria, mas faço o possível para incorporá-la à minha vida?

6. Desejo ser portadora da luz da verdade de Cristo a muitos corações? Colaboro de algum modo em trabalhos de formação, programas de aulas de doutrina, catequese para crianças ou adultos?

7. Amo e pratico a sinceridade no relacionamento com outras pessoas? Percebo que a sinceridade – que foge da mentira, da simulação e da hipocrisia – é condição necessária para um relacionamento leal, de amizade autêntica?

8. Educo meus filhos na sinceridade, animando-os a abrir o coração, mostrando-lhes com carinho que procuro compreendê-los, mesmo quando erram gravemente, e facilitando-lhes assim contar sem receio aquilo que mais lhes custa dizer? Reajo com serenidade ante essas situações?


5. Meditação: Verdade & Sinceridade

Amor à verdade na vida diária. A virtude da veracidade. Ser sinceros, leais, fiéis à palavra dada.


6. Terço

O Santo Rosário é a oração com que os cristãos se dirigem a Nossa Senhora em todos os tempos, para pedir a sua proteção nos momentos de dificuldade. Você pode chamar as pessoas que estão em casa para rezar com você.

Se não souber rezar o terço, ou quiser uma ajuda para rezar em áudio, pode ver aqui.