Livros para a Quaresma e a Semana Santa

Apresentamos uma seleção de livros que podem ajudar a viver bem a Quaresma e a Semana Santa, preparando o coração para passar estes dias mais perto do Salvador.

O Santo Padre disse que neste tempo de conversão os cristãos devem renovar a fé, obter a água viva da esperança e receber “com o coração aberto o amor de Deus que nos transforma em irmãos e irmãs em Cristo” (Mensagem do Santo Padre para a Quaresma 2021).

Uma forma de viver bem a Quaresma e assim preparar a Semana Santa é através da leitura e meditação de livros que consideram a Paixão e Morte de Jesus. Oferecemos uma seleção bibliográfica.

Livros sobre a Quaresma

1. No Princípio Deus Criou o Céu e a Terra (Joseph Ratzinger)

O livro recolhe quatro sermões de Quaresma do Cardeal Ratzinger (1981) sobre a Criação e o pecado. Neles, reflete sobre o significado do relato bíblico da criação, a criação dos seres humanos, o pecado e a salvação, e as consequências da fé na criação. Este livro pode ajudar a considerar de novo os pontos essenciais da fé cristã sobre a criação, encorajando assim o seu desenvolvimento na pregação e teologia.

Editora Lucerna

2. A volta do filho pródigo. Meditações diante de um quadro de Rembrandt (Henri J.M. Nouwen)

O autor inclui neste volume algumas meditações sobre a parábola do filho pródigo, que tem ponto de partida no famoso quadro de Rembrandt. Nouwen analisa três fases da vida espiritual que vê na parábola: com a perspectiva das três personagens principais: o filho mais novo, o filho mais velho e o pai.

Estes três temas são os três grandes capítulos do livro, que também tem um prólogo, uma introdução, uma conclusão e um epílogo. Altamente recomendado para crescer em intimidade com Cristo no Evangelho.

Editora Nebli

3. Lágrimas de Cristo, lágrimas dos homens (Francisco Faus)

Numa meditação simples e luminosa, Francisco Faus ajuda-nos a distinguir as lágrimas que existem em nossa vida, à raiz das passagens evangélicas que nos falam das lágrimas de Cristo – lágrimas de Deus –, mas também das lágrimas exclusivamente humanas, as da contrição e do arrependimento.

Editora Quadrante

4. A Father Who Keeps His Promises: Understanding Covenant Love in the Old Testament (Hahn Scott)

O subtítulo do livro é muito expressivo: Compreender o amor da Aliança de Deus nas Escrituras. O autor percorre as etapas da Aliança de Deus com o homem desde a criação até à redenção realizada por Cristo e a fundação da Igreja. De forma rigorosa e ao mesmo tempo acessível a um público amplo, mostra o significado das Escrituras – começando pelo Gênesis e indo até ao Apocalipse – sob a perspectiva do amor misericordioso de Deus pelo homem, apesar das suas infidelidades frequentes. Um livro sugestivo e esperançoso.

Editora Franciscan Media

5. A felicidade onde não se espera (Jacques Philippe)

O mundo de hoje está doente de orgulho, de uma insaciável ganância por riqueza e poder, e só pode ser curado acolhendo a mensagem das Bem-aventuranças. A pobreza de espírito, a primeira delas, é, segundo o autor, a chave para a vida espiritual, para qualquer caminho de santidade e fecundidade.

Todas contêm uma sabedoria luminosa e libertadora, mas são difíceis de compreender e praticar. Neste livro, Jacques Philippe oferece uma reflexão sugestiva sobre cada uma delas, e ajuda-nos a compreender como contêm toda a novidade do Evangelho, a sua sabedoria e o seu poder para transformar o coração do homem e renovar o mundo.

Editora Quadrante


Livros sobre a Paixão do Senhor – Semana Santa

1. História da Sagrada Paixão (Luis de la Palma)

Luis de la Palma (1560-1641) foi um padre jesuíta espanhol, teólogo e escritor de grandes livros espirituais. Neste livro comenta a Paixão do Senhor com doutrina e piedade, com simplicidade e sobriedade. Guiados por suas palavras, entramos no coração de Cristo Nosso Senhor para considerar as suas tristezas e sofrimentos, com as suas causas, no momento da Paixão.

A obra ajuda a conhecer e ter mais intimidade com Jesus Cristo, e a crescer no espírito de mortificação, contrição e desagravo. Apesar de ter sido escrito há mais de quatro séculos, resiste à passagem do tempo sem perder a sua originalidade.

Editora Cultor de Livros

2. Via Sacra (São Josemaria Escrivá)

O livro Via Sacra é formado por breves comentários sobre as catorze estações da Via Sacra, nascidos da oração pessoal de São Josemaria Escrivá. “A Via Sacra não é um exercício triste – comenta D. Álvaro del Portillo no prefácio. Mons. Escrivá ensinou muitas vezes que a alegria cristã tem as suas raízes em forma de cruz. Se a Paixão de Cristo é caminho de dor, é também a rota da esperança e da vitória certa”.

Esta obra, publicada de forma póstuma, foi preparada para ajudar a orar e, com a graça de Deus, a crescer em espírito de compunção – dor de amor – e de agradecimento ao Senhor, que nos resgatou com o seu Sangue.

Editora Quadrante

3. A Agonia de Cristo (São Thomas More)

Enquanto aguardava a sua execução por se opor ao divórcio do Rei da Inglaterra, São Thomas More escreveu este livro, no qual comenta os relatos evangélicos da oração no Horto das Oliveiras. Thomas More tinha decidido focar toda a sua atenção na agonia de Cristo antes de ser preso e padecer.

Concentra a sua atenção em dois temas: a aceitação da morte e a oração de Cristo a Deus Pai. O primeiro leva-o a considerar o martírio pela fé; o segundo, a um tratado breve, mas profundo sobre a oração mental. Duas coisas se destacam, e ambas com notável força: o bom senso e o sentido sobrenatural, que o autor considera indispensável para perseverar nas várias provas pelas quais o cristão deve necessariamente passar no seu caminho rumo à santidade. Escrito com grande piedade e doutrina, ajuda-nos a contemplar a vida de Cristo e convida-nos à intimidade com Ele.

Editora Paulus

4. El libro de la Pasión (José Manuel Ibáñez Langlois)

Neste pequeno volume, já considerado um clássico, o autor tenta transmitir, com pinceladas de todos os gêneros literários, o seu amor a Cristo Crucificado. Através da musicalidade da palavra, da fantasia e da força poderosa do sentimento, consegue um resultado que nos ajuda a contemplar a Paixão do Senhor com mais amor.

5. A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (Santo Afonso Maria de Ligório)

Interessantes e profundas reflexões, elaboradas por este grande santo, sobre “o amor que Jesus Cristo nos manifestou no decurso da sua Paixão”. Para o autor, o que importa acima de tudo é amar Jesus Cristo, o nosso Redentor; daí a sua insistência na importância de meditar na sua paixão e morte, que é onde, da forma mais comovente, Deus feito homem é capaz de roubar o nosso coração.

Santo Afonso parte da Sagrada Escritura, “pois não há nada que mova o cristão para o amor divino mais do que as próprias palavras de Deus retiradas dos livros sagrados”, e daí abre amplas perspectivas de profundidade e melhora no seguimento de Cristo.

Editora Cultor de Livros

6. A cruz de Cristo (Francisco Fernández-Carvajal)

O autor de “Falar com Deus” compõe uma série de 40 meditações sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, vivendo-as através das pessoas que estavam mais próximas desses acontecimentos: Maria, sua mãe, Simão de Cirene, o bom ladrão, o centurião, Judas, Pedro, José de Arremateia e Nicodemos, Maria Madalena, os discípulos de Emaús, o apóstolo João...

São breves reflexões sobre a Paixão com abundantes referências aos Padres da Igreja, ao Magistério e a alguns autores espirituais, especialmente São Josemaria. Intercala algumas histórias e procura sugerir propostas práticas para crescer na vida cristã.

Editora Quadrante

7. Jesus de Nazaré (Joseph Ratzinger – Bento XVI)

Os três volumes desta obra de Bento XVI não precisam de introdução. Pode ser descrita, como o autor explica, como uma “vida de Jesus” similar às que Karl Adam e Romano Guardini publicaram em sua época.

Jesus de Nazaré pode ser considerado um livro único para o desenvolvimento da exegese bíblica no início do século XXI. Não só devido às suas contribuições no campo estritamente exegético – que são interessantes e extremamente enriquecedoras – mas sobretudo porque demonstra que os estudos bíblicos podem e devem dar frutos para a vida espiritual.

Os capítulos são desiguais, não tanto na qualidade como na abordagem. Alguns são mais meditativos e outros mais argumentativos, algumas questões são tratadas de forma mais extensa do que outras, etc. O autor resume em três volumes as suas reflexões sobre a vida de Jesus Cristo, mostrando que para ele não é uma simples figura histórica, mas uma Pessoa verdadeiramente presente.

Editora Planeta


Artigo preparado com base na seleção publicada no site Delibris.