A unidade dos cristãos

A Igreja propõe aos cristãos uma oração mais intensa pela unidade, na semana de 18 a 25 de Janeiro, festa da Conversão de São Paulo.

Pede a Deus que na Igreja Santa, nossa Mãe, os corações de todos, como na primitiva cristandade, sejam um só coração, para que até o fim dos séculos se cumpram de verdade as palavras da Escritura: "Multitudinis autem credentium erat cor unum et anima una" - a multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma.

- Falo-te muito seriamente: que por ti não se lese esta unidade santa. Medita-o na tua oração!

Forja, 632

Ecumenismo autêntico

Venero com todas as minhas forças a Roma de Pedro e de Paulo, banhada pelo sangue dos mártires, centro donde tantos saíram para propagar por todo o mundo a palavra salvadora de Cristo. Ser romano não implica nenhum particularismo, mas ecumenismo autêntico. Representa o desejo de dilatar o coração, de abri-lo a todos com as ânsias redentoras de Cristo, que a todos procura e a todos acolhe, porque a todos amou primeiro.

Amar a Igreja, cap. 1

Cuida da tua oração diária por esta intenção: que todos os católicos sejamos fiéis, que nos decidamos a lutar por ser santos.

- É lógico! Que outra coisa havemos de desejar àqueles que amamos, àqueles que estão ligados a nós pelo forte vínculo da fé?

Forja, 925

A unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Para começar, gostaria de vos recordar aqui umas palavras de S. Cipriano: A Igreja universal apresenta-se-nos como um povo cuja unidade é obtida a partir da unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amar a Igreja, cap. 2

Na medida em que nos cristifica, a efusão do Espírito Santo leva-nos a reconhecer a nossa condição de filhos de Deus. O Paráclito, que é caridade, ensina-nos a fundir com essa virtude toda a nossa vida; e assim, consummati in unum , feitos uma só coisa com Cristo, podemos ser entre os homens o que Santo Agostinho afirma da Eucaristia: sinal de unidade, vínculo de Amor.

É Cristo que passa, 87

Fala Jesus: “Digo-vos, pois: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.

Faz oração. Em que negócio humano te podem dar mais garantias de êxito?

Caminho, 96

Comunhão dos Santos

Terás mais facilidade em cumprir o teu dever, se pensares na ajuda que te prestam os teus irmãos e na que deixas de prestar-lhes se não és fiel.

Caminho, 549

Para tantos momentos da história, que o diabo se encarrega de repetir, parece-me uma consideração muito acertada aquela que me escrevias sobre lealdade: “Trago o dia todo, no coração, na cabeça, nos lábios, uma jaculatória: Roma!”

Sulco, 344

Cuida da tua oração diária por esta intenção: que todos os católicos sejamos fiéis, que nos decidamos a lutar por ser santos.

- É lógico! Que outra coisa havemos de desejar àqueles que amamos, àqueles que estão ligados a nós pelo forte vínculo da fé?

Forja, 925

Unidade e variedade

Ficavas espantado por eu aprovar a falta de “uniformidade” nesse apostolado em que trabalhas. E te disse:

Unidade e variedade. - Deveis ser tão diferentes como diferentes são os santos do Céu, que têm cada um as suas notas pessoais e especialíssimas. - E também tão parecidos uns com os outros como os santos, que não seriam santos se cada um deles não se tivesse identificado com Cristo.

Caminho, 947

Fidelidade

A Igreja é Apostólica por constituição: Aquele que verdadeiramente é e se chama Católica deve brilhar simultaneamente pela prerrogativa da unidade, da santidade e da sucessão apostólica. Assim, a Igreja é Una, com unidade esclarecida e perfeita de toda a terra e de todas as nações, com aquela unidade da qual é princípio, raiz e origem indefectível a suprema autoridade e mais excelente primazia do bem-aventurado Pedro, príncipe dos Apóstolos, e dos seus sucessores na Cátedra romana. E não existe outra Igreja Católica senão aquela que, edificada sobre o único Pedro, se levanta pela unidade da fé e pela caridade num único corpo conexo e compacto.

Contribuímos para tornar mais evidente essa apostolicidade, aos olhos de todos, manifestando com delicada fidelidade a união com o Papa, que é união com Pedro. O amor ao Romano Pontífice há de ser em nós uma formosa paixão, porque nele vemos Cristo. Se cultivarmos a intimidade com o Senhor por meio da oração, caminharemos com um olhar desanuviado que nos permitirá distinguir - mesmo nos acontecimentos que às vezes não compreendemos ou que nos causam pranto ou dor - a ação do Espírito Santo.

Amar a Igreja, cap. 1

Com que acentos maravilhosos pregou Nosso Senhor esta doutrina! Multiplica as palavras e as imagens para que o compreendamos e fique gravada na nossa alma a paixão pela unidade. Eu sou a verdadeira vide e o meu Pai é o agricultor. Todo o sarmento que não dá fruto em mim, Ele cortá-lo-á; e todo o que der fruto, podá-lo-á para que dê mais fruto... Permanecei em mim, que Eu permanecerei em vós. Como o sarmento não pode de si mesmo dar fruto se não estiver unido à vide, assim também vós se não permanecerdes em mim. Eu sou a vide e vós os sarmentos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer.

Amar a Igreja, cap. 1