UNIV 2010 – testemunho de universitários portugueses

Após participarem no congresso UNIV, os jovens portugueses regressarem eufóricos. Neste artigo publicamos o testemunho de 2 universitários portugueses que participaram, pela primeira vez, no UNIV.

Hoje dá-se por finalizada a nossa primeira ida a Roma enquanto participantes do congresso UNIV. Foram dez dias estupendos em que tivemos a oportunidade de ver o santo Santo padrePadre, bem como estar em contacto com o Pprelado da obrado Opus Dei, Javier Echevarría.

Esta magnífica viagem serviu, não só para rezar e reflectir na nossa maneira de ser e estar enquanto cristãos, mas também para conhecer a inspiradora cidade de Roma, relaxar, divertir, fazer novas amizades e assistir a fantásticas conferências relacionadas com o tema do congresso UNIV: Pode o cristianismo inspirar uma cultura global?

Na memória ficam marcados momentos especiais, como o olhar profundo e sereno do Papa perante a vastidão de jovens que estavam na praça de S. Pedro.

Na memória ficam marcados momentos especiais, como o olhar profundo e sereno do Papa perante a vastidão de jovens que estavam na praça de S. Pedro. A motivante e acolhedora tertúlia com D. Javier Xavier em Cavabianca também não pode passar despercebida. Nesta, ele diziadisse-nos que o Papa nos quer muito e que está à nossa espera para lutarmos ao lado dele. Ficam igualmente guardadaso na nossa memória, a ternura e a forma familiar com que D. Javier Xavier abraçou um jovem chileno, quando este o questionou acerca do sismo ocorrido no Chile.

Todos estes, e outros, pormenores contribuíram para nos sentirmos uma verdadeira família. Além disso, serviram de inspiração e motivação para sermos motores de difusão da fé cristã.

Podemos assim afirmar, que chegámos cheios de vontade de voltar e carregados de bons propósitos para nos tornarmos melhores pessoas e viver com mais afinco a nossa vida espiritual.

5 de Abril de 2010

João Faria

João Pedro Pereira

Gabinete de Informação do Opus Dei em Portugal