5ª feira: A luta do cristão

5ª feira da 2ª semana do Advento. “O Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”. Para seguir a Jesus precisamos lutar, mas esta luta e este esforço encherão a nossa vida de paz e de alegria porque nos tornarão mais próximos de Deus.

Evangelho (Mt 11, 11-15)

“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça”.


Comentário

As palavras de Jesus que a Igreja nos propõe no evangelho de hoje falam de João Batista, de quem o Senhor afirma que é um profeta e mais do que um profeta, porque “de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que ele”.

É um grande elogio a João, é muito maior que os grandes profetas e reis de Israel porque “todos os profetas e a Lei profetizaram até João”.

Este Reino “sofre violência” desde João; o próprio Batista está preso por ter dado testemunho da verdade. E essa realidade se mantém até o dia de hoje. Seguir Jesus, pisar onde Ele pisou, ser discípulo de Cristo e viver conforme os seus ensinamentos implica esforço.

Quando o próprio Senhor nos convida a segui-lo, avisa: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me”. Como São Josemaria recorda “Essa força não se traduz em violência contra os outros: é fortaleza para combater as fraquezas e misérias próprias, valentia para não mascarar as infidelidades pessoais, audácia para confessar a fé, mesmo quando o ambiente é adverso”[1].

Esta luta e este esforço, longe de nos entristecer, encherão a nossa vida de paz e de alegria porque nos tornarão mais próximos de Deus.


[1] São Josemaria Escrivá, É Cristo que passa, n. 82.

Sebastián Puyal // IPGGutenbergUKLtd Getty Images