Pensa bem!

São vários os pontos de meditação em que São Josemaria convida a pensar e a meditar sobre as verdades da fé e a amizade com Deus: "Não há alegria? - Então pensa: há um obstáculo entre Deus e eu. - Quase sempre acertarás".

“Deus, ao criar-nos, correu o risco e a aventura da nossa liberdade. Quis uma história que seja uma história verdadeira, feita de decisões autênticas, e não uma ficção ou um jogo. Cada homem deve fazer a experiência da sua autonomia pessoal, com o que isso acarreta de azar, de confrontação e, em algumas ocasiões, de incerteza”.

Artigo de Mons. Josemaria Escrivá no jornal ABC (Madrid), 2-XI-1969

Quando vires que a glória de Deus e o bem da Igreja exigem que fales, não te cales.
- Pensa nisto: quem não seria valente se estivesse face a face com Deus, com toda a eternidade pela frente? Não há nada a perder e, pelo contrário, muito a ganhar. Então, por que não te atreves? Forja, 459

Pensa como é grato a Deus Nosso Senhor o incenso que se queima em sua honra; pensa também quão pouco valem as coisas da terra que, mal começam, já acabam...
Pelo contrário, um grande Amor te espera no Céu: sem traições, sem enganos: todo o amor, toda a beleza, toda a grandeza, toda a ciência...! E sem enjoar: saciar-te-á sem saciar. Forja, 995

Se nos sentimos filhos prediletos do nosso Pai dos Céus - que é o que somos! -, como não havemos de estar alegres sempre? - Pensa bem nisto. Forja, 266

Não há alegria? - Então pensa: há um obstáculo entre Deus e mim. - Quase sempre acertarás. Caminho, 662

Comentaste com ar fanfarrão e inseguro: uns sobem e outros descem... E outros - como eu! estamos deitados no caminho. Deu-me tristeza a tua indolência, e acrescentei: os mandriões são puxados a reboque pelos que sobrem; e, geralmente, com mais força pelos que descem. Pensam no descaminho tão penoso que buscas para ti! Já o apontava o santo bispo de Hipona: não avançar, é retroceder. Sulco, 165

Pensa nos outros

Luta contra as asperezas do teu caráter, contra os teus egoísmos, contra o teu comodismo, contra as tuas antipatias... Além de que temos de ser corredentores, o prêmio que receberás - pensa bem nisto - estará em proporção diretíssima com a semeadura que tiveres feito. Sulco, 863

Devemos pensar nos outros - em primeiro lugar, nos que estão ao nosso lado - como verdadeiros filhos de Deus que são, com toda a dignidade desse título maravilhoso.
Com os filhos de Deus temos que nos comportar como filhos de Deus: o nosso amor deve ser sacrificado, diário, feito de mil detalhes de compreensão, de sacrifício silencioso, de dedicação que não se percebe. Este é o bonus odor Christi, que fazia dizer aos que viviam entre os nossos primeiros irmãos na fé: Vede como se amam! É Cristo que passa, 36

"Frater qui adjuvatur a fratre quasi civitas firma" - O irmão ajudado por seu irmão é tão forte quanto uma cidade amuralhada.
- Pensa um pouco e decide-te a viver a fraternidade que sempre te recomendo. Caminho, 460

Ralham contigo? - Não te zangues, como te aconselha a soberba. - Pensa: que caridade têm comigo! Quanto não terão calado! Caminho, 698

Pensa na Igreja

Pensa na tua Mãe, a Igreja Santa, e considera que, se um membro se ressente, todo o corpo se ressente.
- O teu corpo necessita de cada um dos membros, mas cada um dos membros necessita do corpo inteiro. - Ai, se a minha mão deixasse de cumprir o seu dever..., ou se o coração deixasse de bater! Forja, 471

A santidade - quando é verdadeira - transborda do recipiente, para encher outros corações, outras almas, dessa superabundância.
Nós, os filhos de Deus, santificamo-nos santificando. - Propaga-se à tua volta a vida cristã? Pensa nisto diariamente. Forja, 856

Pensa, porque de fato é assim: que bom é o Senhor, que me procurou, que me fez conhecer este caminho santo para ser eficaz, para amar as criaturas todas e dar-lhes a paz e a alegria!
- Este pensamento deve concretizar-se depois em propósitos. Forja, 279

Não existe coração mais humano que o de uma criatura que transborda de sentido sobrenatural. Pensa em Santa Maria, a cheia de graça, Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa de Deus Espírito Santo: no seu Coração, cabe a humanidade inteira sem diferenças nem discriminações. - Cada um é seu filho, sua filha. Sulco, 801