Carta do Papa Francisco sobre a Bem-Aventurada Guadalupe Ortiz de Landázuri

Carta do Papa Francisco a Mons. Fernando Ocáriz, Prelado do Opus Dei, por ocasião da beatificação de Guadalupe Ortiz de Landázuri

Baixe a carta do Papa Francisco sobre a bem-Aventurada Guadalupe Ortíz de Landázuri (formato PDF)


Querido Mons. Fernando

Dentro de poucos dias terá lugar a beatificação da Serva de Deus Guadalupe Ortiz de Landázuri, primeira fiel leiga dessa Prelazia a ser beatificada, e desejo unir-me à vossa alegria e à vossa ação de graças por este testemunho de santidade, vivido nas circunstâncias ordinárias da sua vida cristã.

É justo alegrar-se e dar graças a Deus, porque Ele nunca abandona a sua Igreja, nem mesmo nos momentos mais obscuros, e com amor de esposo continua a suscitar nela exemplos de santidade que embelezam o seu rosto, nos enchem de esperança e nos indicam com clareza o caminho que devemos percorrer.

A santidade pressupõe abrir o coração a Deus e deixar que Ele nos transforme com o seu amor, e também pressupõe sair de si mesmo e ir ao encontro dos outros lá onde Jesus nos espera, para lhes levar uma palavra de ânimo, uma mão de apoio, um olhar de ternura e de consolo.

Guadalupe Ortiz, com a alegria que brotava da sua consciência de filha de Deus, aprendida do próprio são Josemaria, pôs as suas numerosas qualidades humanas e espirituais a serviço dos demais, ajudando de modo especial outras mulheres e suas famílias necessitadas de educação e de melhora das condições de vida. E realizou isso tudo sem nenhuma atitude de proselitismo, mas apenas com a sua oração e o seu testemunho.

Quero animar todos os fiéis da Prelazia, bem como a todos os que participam dos seus apostolados, a que aspirem sempre a essa santidade de normalidade, que arde dentro do nosso coração com o fogo do amor de Cristo, e de que tanto precisam hoje o mundo e a Igreja.

Peço-lhes também que não deixem de rezar por mim, ao mesmo tempo que lhes transmito a Bênção Apostólica. Que Jesus os abençoe e que a Virgem Santa os cuide.

Fraternalmente

Francisco