Devoção às almas do Purgatório

Na Igreja Católica, o mês de Novembro, é iluminado de modo particular pelo mistério da comunhão dos santos que se refere à união e à ajuda mútua que os cristãos podem prestar-se entre si.

Koppchen

Na Igreja Católica, o mês de Novembro, é iluminado de modo particular pelo mistério da comunhão dos santos que se refere à união e à ajuda mútua que os cristãos podem prestar entre si: nós que estamos ainda na terra, os que, já certos de irem para o Céu, se purificam, antes de se apresentarem diante de Deus, dos vestígios de pecado no purgatório e os que intercedem por nós diante da Santíssima Trindade onde gozam da felicidade suprema para sempre. O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva (Catecismo da Igreja Católica, 1024).

"Minhas boas amigas"

São Josemaria tinha uma amizade especial pelas almas do purgatório, falava delas dizendo: "As almas benditas do purgatório são as minhas boas amigas".

As almas do Purgatório. - Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável - podem tanto diante de Deus! - tem-nas muito presentes nos teus sacrifícios e na tua oração.
Oxalá que, ao falar nelas, possas dizer: "As minhas boas amigas, as almas do Purgatório...".

Caminho, 571

O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos dos que desejam identificar-se com Ele.

Sulco, 889

Se tens "vida de infância", por seres criança, hás-de ser espiritualmente guloso. - Lembra-te, como os da tua idade, das coisas boas que a tua Mãe tem guardadas.

E isto, muitas vezes ao dia. - É questão de segundos: Maria... Jesus... o Sacrário... a Comunhão... o Amor... o sofrimento... as benditas almas do Purgatório... os que lutam; o Papa, os sacerdotes... os fiéis... a tua alma... as almas dos teus... Os Anjos da Guarda... os pecadores...

Caminho, 898

Não queiras fazer nada para ganhar mérito nem por medo das penas do purgatório: desde agora e para sempre, empenha-te em fazer tudo, até as coisas mais pequenas, para dar gosto a Jesus.

Forja, 1041

Ante a dor e a perseguição, dizia uma alma com sentido sobrenatural: "Prefiro que me batam aqui, a que me batam no purgatório!".

Forja, 1046

Altar das almas do Purgatório. igreja da Conceição de Santa Cruz de Tenerife, Espanha. (Foto: Koppchen)