Audiência, 19 de março de 2008

Palabras de Bento XVI aos participantes do UNIV 2008: "Invoco sobre cada um de vós a proteção de S. Josemaria"

BASÍLICA DE S. PEDRO

Queridos amigos:

Saúdo cordialmente todos os que vieram a Roma de vários países e universidades para celebrar juntos a Semana Santa e para participar no Congresso Internacional UNIV. Deste modo podeis fazer momentos de oração em comum, ter um enriquecimento cultural e uma frutuosa troca de experiências feitas pela vossa associação com centros e atividades de formação cristã patrocinados pelo Opus Dei nas vossas respetivas cidades e nações.

Sabeis que, com um compromisso pessoal grave, inspirado nos valores do Evangelho, é possível dar uma resposta adequada às grandes questões do nosso tempo. O cristão sabe que existe um vínculo inseparável entre verdade, ética e responsabilidade. Cada autêntica expressão cultural contribui para formar a consciência e incentivar a pessoa a superar-se para poder melhorar a sociedade. A pessoa sente-se responsável perante a verdade, ao serviço da qual se deve pôr a liberdade pessoal. Esta é certamente uma missão comprometedora e para cumpri-la o cristão é chamado a seguir Jesus, cultivando uma intensa amizade com Ele através da oração e da contemplação. Ser amigos de Cristo e dar testemunho d’Ele onde nos encontremos exige, além disso, o esforço para ir contracorrente, recordando as palavras do Senhor: “estais no mundo, mas não sois do mundo” (cf. Jo 15, 19). Portanto, não tenhais medo, quando for necessário, de ser inconformistas na faculdade, na escola e em todos os lugares.

Queridos jovens do UNIV, sede fermento de esperança neste mundo que anseia encontrar Jesus, às vezes sem o perceber. Para melhorar, esforçai-vos acima de tudo, por vos converterdes com uma intensa vida sacramental, especialmente aproximai-vos do Sacramento da Penitência e participai assiduamente na celebração da Eucaristia. Confio cada um de vós e às vossas famílias a Maria, que nunca deixou de contemplar o rosto do seu Filho Jesus. Invoco sobre cada um de vós a proteção de São Josemaria e de todos os santos das vossas terras, enquanto eu sinceramente vos desejo uma Feliz Páscoa.