A Comunhão dos santos: as almas do purgatório

O Purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos dos que desejam identificar-se com Ele.

Foto de Moisés Becerra

Na Igreja Católica o mês de Novembro é iluminado de um modo particular pelo mistério da comunhão dos santos (Catecismo da Igreja Católica, 95) que se refere à união e à ajuda que os cristãos podem prestar-se mutuamente: os que estão como nós ainda na terra, os que já certos de irem para o Céu se purificam, antes de se apresentarem diante de Deus, dos vestígios do pecado no purgatório (Catecismo da Igreja Católica, 1030), e aqueles que intercedem por nós diante da Santíssima Trindade onde gozam já para sempre. O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva.(Catecismo da Igreja Católica, 1024).

São Josemaria tinha uma amizade especial com as almas do purgatório; falava delas dizendo: “As benditas almas do purgatório são ‘as minhas boas amigas’”.

As benditas almas do purgatório. - Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável - podem tanto diante de Deus! -, lembra-te delas com muita freqüência nos teus sacrifícios e na tua oração.

Oxalá possas dizer, ao falar nelas: “Minhas boas amigas, as almas do purgatório...”

Caminho, 571

O purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos daqueles que desejam identificar-se com Ele.

Sulco, 889

Se tens “vida de infância”, por seres criança, hás de ser espiritualmente guloso. - Lembra-te, como os da tua idade, das coisas boas que a tua Mãe tem guardadas.

E isto, muitas vezes ao dia. - É uma questão de segundos: Maria... Jesus... o Sacrário... a Comunhão... o Amor... o sofrimento... as benditas almas do purgatório... os que lutam: o Papa, os sacerdotes... os fiéis... a tua alma... as almas dos teus... os Anjos da Guarda... os pecadores...

Caminho, 898

Não queiras fazer nada para ganhar méritos, nem por medo das penas do purgatório. Empenha-te, desde agora e para sempre, em fazer tudo, até as coisas mais pequenas, para dar gosto a Jesus.

Forja, 1041

Perante a dor e a perseguição, dizia uma alma dotada de sentido sobrenatural: “Prefiro apanhar aqui a apanhar no purgatório!”

Forja, 1046