Evangelho de sábado: atentos às palavras do Senhor

Comentário ao Evangelho de sábado da II semana do Advento. «Eu vos digo, porém, que Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram». Ao ler as Sagradas Escrituras, peçamos ao Senhor como fizeram os Apóstolos: “explica-nos a parábola”, ajuda-nos a entender a tua palavra.

Evangelho (Mt 17, 10-13)

Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus:

«Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?».

Jesus respondeu-lhes:

«Certamente Elias há de vir para restaurar todas as coisas. Eu vos digo, porém, que Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles».

Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.


Comentário

Uma vez mais, o Senhor dá algumas especificações sobre o verdadeiro significado das profecias e dos anúncios da Antiga Lei, como intérprete autêntico e autorizado da Palavra de Deus. Por isso, devemos prestar atenção ao que Ele diz, sobretudo quando inicia a frase com a expressão «mas Eu digo-vos». Por exemplo, no Sermão da Montanha fá-lo seis vezes num só capítulo (cf. Mt 5, 22.28.32.34.39.44). Reconheçamos que é bastante impressionante.

Quando lemos os Santos Evangelhos, numa leitura pessoal ou na nossa oração, devemos ter sempre em conta a coerência interna dos livros sagrados. Ou seja, é sempre útil pensar noutras passagens mais ou menos paralelas. Assim, como conclusão das parábolas do Reino, no capítulo 13, S. Mateus recolhe estas palavras do Senhor: «Compreendestes todas estas coisas?» (Mt 13, 51). E logo a seguir, com outra imagem que nos ilumina, fala do escriba que «tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas» (Mt 13, 52).

Não hesitemos em recorrer a Ele para nos explicar o que não entendemos bem. São Josemaria animava-nos a fazê-lo, como fizeram os Apóstolos: «Domine, edissere nobis parabolam, Senhor, explica-nos a parábola»[1]. Explica-nos o que não compreendemos bem nos textos que lemos ou nas indicações que nos são dadas pelos que têm autoridade na Igreja. Deste modo poderemos sempre responder, como a Virgem Maria, nossa Mãe: «Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).


[1] S. Josemaria, Cristo que Passa, n. 2.

Alphonse Vidal // kuarmungadd getty images