A canonização de S. Josemaría

Escrivá de Balaguer “democratizou” a santidade, e o Papa propõe-lo como exemplo a toda a Igreja. Mas como podem imitar um sacerdote as mulheres e os homens de hoje, que levam uma vida completamente distinta e defrontam problemas muito diferentes?

O beato Josemaría afirmou com uma insistência repetitiva que ele não era o modelo: o único modelo é Cristo e o modelador é o Espírito Santo, costumava dizer. Neste caso, como em todas as canonizações, a Igreja convida não tanto a imitar a personalidade de um determinado santo, mas a aprender, olhando esse santo, a imitar a Cristo. E o beato Josemaría, sacerdote secular que amava o mundo e a secularidade, convida-nos a imitar Cristo em todos os momentos e em todos os lugares, nas diversas circunstâncias da vida ordinária.

Estou persuadido de que a figura de São Josemaría será sempre muito actual. A melhor resposta à sua pergunta será a Praça de São Pedro durante a cerimónia da canonização. Encontraremos dezenas de milhares de pessoas correntes, gente que nunca sai nos jornais, que passa as suas dificuldades para chegar ao fim do mês, que tenta ser feliz procurando estar próxima de Cristo todos os dias. E que quiseram vir a Roma para agradecer a Deus o presente deste santo que os ajudou a descobrir a grandeza da sua vocação cristã.

Juan Vicente Boo, ABC (Madrid), 6 de Outubro de 2002.