As relíquias de São Josemaría Escrivá voltam à Igreja de Santa Maria da Paz

As relíquias de São Josemaría Escrivá descansam já na Igreja de Santa Maria da Paz, Igreja prelatícia do Opus Dei. O féretro com o corpo do novo santo foi trasladado na tarde de 5ª-feira, dia 10 de Outubro, da basílica de S. Eugénio, após a última missa em acção de graças celebrada pelo prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría.

Veneração das relíquias em S. Eugénio

O féretro com o corpo do novo santo permaneceu exposto na basílica de S. Eugénio, diante do altar principal, desde o dia 3 até ao día 10 de Outubro. O pároco de S. Eugénio, Pe. Michele Díaz, explicou que durante estes dias "dezenas e dezenas de milhares de pessoas passaram pela basílica" para venerar as relíquias de São Josemaría. Para o Pe. Michele, foi uma verdadeira "procissão de piedade e devoção", durante a qual se confessaram "milhares de pessoas". Os fiéis, explicou, mostravam uma "atitude de grande recolhimento e oração", e "muitos traziam pedidos a Deus através da intercessão do santo, e também muitos me pediam para tocar com objectos e cartas com intenções pela urna de São Josemaría". O pároco disse ainda que durante os oito dias em que o corpo de São Josemaría permaneceu na basílica, realizaram-se 160 concelebrações eucarísticas. Muitos jovens voluntários procuraram ajudar as pessoas que passavam pela basílica em tudo o que fosse necessário.

Marta Manzi: "Obrigado ao Papa, a Roma, ao Vaticano, aos voluntários e a todos"

A porta-voz do Comité organizador da canonização, Marta Manzi, quis agradecer explicitamente a colaboração de todas as pessoas e instituições envolvidas neste evento: a cidade de Roma, o Vaticano, o governo e as instituições italianas, os voluntários e todos os participantes. A porta-voz expressou o seu agradecimento aos cidadãos romanos, ao mesmo tempo que lhes pediu desculpa "pelos incómodos que lhes tenha eventualmente causado a presença na cidade de um número tão elevado de pessoas". Manzi comentou que "as celebrações da canonização de Josemaría Escrivá encerram com um sentido de profundo agradecimento por parte daqueles que viveram este evento. Para os peregrinos presentes em Roma, à alegria da celebração uniu-se o caloroso acolhimento de uma cidade que os recebeu com afecto".