Preparar a Jornada Mundial da Juventude com a ajuda de São Josemaria

“A juventude dá tudo quanto pode; dá-se a si própria sem medidas”. Para São Josemaria, a juventude é o momento da generosidade e do trato confiado com Cristo. Apresentamos alguns dos seus textos que podem ajudar a preparar a Jornada Mundial da Juventude em Madri.

São Josemaria Escrivá

Tenho visto com alegria como penetra nos moços - nos de hoje como nos de há quarenta anos - a piedade cristã, quando a contemplam feita vida sincera; quando entendem que estar em oração é falar com o Senhor como quem fala com um pai, com um amigo, sem anonimato, com um trato pessoal, numa conversa íntima; quando se procura que ressoem em suas almas aquelas palavras de Jesus Cristo, que são um convite ao encontro confiante: vos autem dixi amicos (João, XV, 15), eu vos chamei amigos; quando se faz um apelo forte à sua fé para que vejam que o Senhor é o mesmo ontem hoje e sempre (Heb. XIII, 8).

Por outro lado, é necessário que vejam como essa piedade ingênua e cordial exige também o exercício das virtudes humanas e não se pode reduzir a uns tantos atos de devoção semanais ou diários, devendo penetrar na vida inteira: dando sentido ao trabalho, ao descansos, à amizade, à diversão, a tudo. Não podemos ser filhos de Deus só de vez em quando, embora haja alguns momentos especialmente dedicados a considerá-lo, a penetrarmo-nos desse sentido da nossa filiação divina, que é a essência da piedade.

Disse há pouco que a juventude entende tudo isso muito bem. E agora acrescento que quem procura vivê-lo sente-se sempre jovem. O cristão, mesmo que seja um velho de oitenta anos, ao viver em união com Jesus Cristo, pode saborear com toda a verdade as palavras que se rezam ao pé do altar: Subirei ao altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude (Salmo XVII, 4). Questões Atuais do Cristianismo, n. 102

Ao morrer na Cruz, Jesus tinha trinta e três anos. A juventude não pode servir de desculpa!

Além disso, a cada dia que passa, vais deixando de ser jovem..., se bem que, com Ele, terás a sua juventude eterna. Forja, 878

És calculista! - Não me digas que és jovem.

A juventude dá tudo quanto pode; dá-se a si própria sem medidas. Caminho, 30

Não gostaríeis de gritar à juventude que fervilha à vossa volta: - Loucos!, largai essas coisas mundanas que amesquinham o coração... e muitas vezes o aviltam..., largai isso e vinde conosco atrás do Amor? Caminho, 790

Para ti, que és ainda jovem e acabas de empreender o caminho, um conselho: como Deus merece tudo, procura sobressair profissionalmente, para que possas depois propagar as tuas idéias com maior eficácia. Sulco, 928

Cristo interveio na nossa vida sem nos pedir licença. Fez o mesmo com os primeiros discípulos: Passando pelo mar da Galiléia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes Jesus: Segui-me e eu vos farei pescadores de homens (Mc I, 16-17). Cada um de nós conserva a liberdade, a falsa liberdade de responder não a Deus, como aquele jovem carregado de riquezas de que nos fala São Lucas (Cfr. Lc XVIII, 23). Mas o Senhor e nós - em obediência às suas palavras: ide e ensinai (Cfr. Mc XVI, 15) - temos o direito e o dever de falar de Deus, deste grande tema humano, porque o desejo de Deus é a coisa mais profunda que brota do coração do homem. É Cristo que Passa, 175

Estou persuadido de que João, o Apóstolo jovem, permanece ao lado de Cristo na Cruz porque a Mãe o arrasta: tanto pode o Amor de Nossa Senhora! Forja, 589