Natal 2015: vídeo do Prelado

"O Natal é a entrega misericordiosa de Deus a toda a humanidade.", palavras do Prelado do Opus Dei para este Natal no ano da misericórdia.

Há poucos dias, vimos a abertura da Porta Santa por ocasião do Ano da misericórdia convocado pelo Papa Francisco. Quando todos o acompanhamos.

Mas eu queria destacar que a Virgem Maria, que tinha uma grande vida interior devido à sua Imaculada Conceição foi a criatura que mais soube, tanto do amor a Deus, quanto do sinônimo do amor a Deus, que é a sua misericórdia. E isso encaixa perfeitamente com o Natal, que é a entrega misericordiosa de Deus a toda a humanidade.

Devemos aproveitar estes próximos dias, dias de autêntica alegria, de regozijo autêntico, de autêntico viver uma fraternidade cada vez mais extensa, porque Deus quis compartilhar a Sua vida conosco, e disse-nos que somos seus irmãos, sendo filhos de Deus em Cristo.

Como podemos aproveitar este Natal, seguindo a pauta do ano da misericórdia? De muitas formas. Cada um terá as ideias que a graça lhe inspirar. As famílias podem se reunir para ler uma parte da bula com a qual o Papa decidiu dedicar este ano à misericórdia do Senhor. Outra forma é contemplar as diversas cenas do Evangelho em que Cristo vai ao encontro dos necessitados.

E, principalmente, que percebamos que o seu nascimento em Belém, no meio de tantas exigências e tantas carências é outra prova da misericórdia de Deus conosco.

São Josemaria dizia-nos que não devemos ter medo de conversar com Jesus porque Ele é quem mais compreende, o que mais ama, o grande Deus que sabe perdoar.

Por isso, aproximemo-nos do berço que é, como também dizia são Josemaria, uma cátedra de ensinamentos e peçamos-Lhe que saibamos aprender todos os dias a amar. Amar a quem? Em primeiro lugar , às pessoas que estão ao nosso redor, na própria família, no próprio ambiente de trabalho, no lugar onde nos encontramos com os amigos, nos tempo de descanso. E também ter esta santa preocupação de ajudar, sustentar, não só do ponto de vista material, mas também de um ponto de vista de amizade, de fraternidade, às pessoas indigentes e necessitadas. Tantos homens! Ajudar com um sorriso.

Além de também procurar ajudar economicamente, materialmente. Outra forma de viver este Natal Santa e alegremente é, concretamente, olhando mais para Nossa Senhora, pensando nela. Esta Criatura perfeita, com uma personalidade totalmente acabada,

soube passar pelo caminho da humildade para servir. Ela o diz explicitamente no Magnificat, reconhecendo sua pequenez, "porque viu a humildade da sua serva" escolheu-me para esta tarefa sublime de ser a Mãe de Deus. Queremos realmente acompanhar ao Senhor em tudo o que nos pedir? Abracemos o caminho da humildade, esta resposta tão total, completa, maravilhosa, ao alcance da mão e ao mesmo tempo, tão difícil. "

Ancilla domini": que queiramos ser todas y todos servos e servas de Deus que vivem alegremente o estar servindo a Ele, agora neste tempo de Natal, sabendo que precisa de nós.

São Josemaria também dizia que o Menino estende as mãos para se segurar no nosso colo, pedindo-nos ajuda, pedindo-nos consolo e pede isto através das necessidades das pessoas com quem convivemos, ou das pessoas que vamos visitar para ajudá-las, para nos sentirmos irmãos deles.

Vamos aproveitar o Natal dizendo ao Senhor: "Gloria in Excelsis Deo". Mas também glória aqui na terra, porque percebemos que Deus quer estar conosco e viver conosco. Que Deus vos abençoe.