Na festa de Pentecostes

Apresentamos alguns textos de São Josemaria sobre o Espírito Santo por ocasião da festa de Pentecostes que a Igreja celebra.

Caminho seguro de humildade é meditar como, mesmo carecendo de talento, de renome e de fortuna, podemos ser instrumentos eficazes, se recorrermos ao Espírito Santo para que nos dispense os seus dons.

Os Apóstolos, apesar de terem sido instruídos por Jesus durante três anos, fugiram espavoridos diante dos inimigos de Cristo. No entanto, depois do Pentecostes, deixaram-se açoitar e prender, e acabaram dando a vida em testemunho da sua fé.

Sulco 283

Cultiva o trato com o Espírito Santo — o Grande Desconhecido —, que é quem te há de santificar.

Não te esqueças de que és templo de Deus. — O Paráclito está no centro da tua alma: escuta-O e segue docilmente as suas inspirações.

Caminho, 57

Só! — Não estás só. Fazemos-te muita companhia, mesmo de longe. — Além disso..., firmado na tua alma em graça, o Espírito Santo — Deus contigo — vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.

Caminho, 273

Invoca o Espírito Santo no exame de consciência, para conheceres mais a Deus, para te conheceres a ti mesmo, e assim poderes converter-te em cada dia.

Forja, 326

Três pontos importantíssimos para arrastar as almas para o Senhor: que te esqueças de ti, e penses somente na glória de teu Pai-Deus; que submetas filialmente a tua vontade à Vontade do Céu, como Jesus Cristo te ensinou; que secundes docilmente as luzes do Espírito Santo.

Sulco, 793

Nosso Senhor Jesus assim o quer: é preciso segui-Lo de perto. Não há outro caminho. Essa é a obra do Espírito Santo em cada alma — na tua —: sê dócil, não oponhas obstáculos a Deus, até que faça da tua pobre carne um Crucifixo.

Sulco, 978