Fidelidade a Deus

Apresentamos alguns textos de São Josemaria sobre a fidelidade.

Gosto desse lema: "Cada caminhante siga o seu caminho" — aquele que Deus lhe traçou —, com fidelidade, com amor, e ainda que custe.

Sulco, 231

A tua felicidade na terra identifica-se com a tua fidelidade à fé, à pureza e ao caminho que o Senhor te traçou.

Sulco, 84

Seja-me permitido um conselho: se alguma vez perdemos a claridade da luz, recorramos sempre ao bom pastor. E quem é o bom pastor? O que entra pela porta da fidelidade à doutrina da Igreja; aquele que não se comporta como o mercenário, o qual, vendo chegar o lobo, abandona as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa o rebanho. A palavra divina não é vã; e a insistência de Cristo — não percebemos o carinho com que fala de pastores e de ovelhas, do redil e do rebanho? — é uma demonstração prática da necessidade de um bom guia para a nossa alma.

É Cristo que passa, 34, 3

A fidelidade — o serviço a Deus e às almas —, que te peço sempre, não é o entusiasmo fácil, mas o outro: aquele que se conquista pela rua, ao ver o muito que há que fazer em toda a parte.

Sulco, 298

Coragem!..., também quando a caminhada se tornar dura. Não te dá alegria saber que a fidelidade aos teus compromissos de cristão depende em boa parte de ti?

Enche-te de júbilo e renova livremente a tua decisão: — Senhor, eu também quero, conta com o pouco que sou!

Forja, 361

Perguntas-me qual é o fundamento da nossa fidelidade.

— Dir-te-ia a traços largos que se baseia no amor de Deus, que faz vencer todos os obstáculos: o egoísmo, a soberba, o cansaço, a impaciência...

— Um homem que ama espezinha-se a si próprio; está ciente de que, mesmo que ame com toda a sua alma, ainda não sabe amar bastante.

Forja, 532

A fidelidade ao Romano Pontífice implica uma obrigação clara e determinada: a de conhecer o pensamento do Papa, manifestado nas Encíclicas ou em outros documentos, fazendo quanto estiver ao nosso alcance para que todos os católicos prestem ouvidos ao magistério do Santo Padre, e ajustem a esses ensinamentos a sua atuação na vida.

Forja, 633

A experiência da nossa fragilidade e dos nossos erros, a desedificação que pode causar o espetáculo doloroso da pequenez ou até da mesquinhez de alguns que se chamam cristãos, o aparente fracasso ou a desorientação de alguns movimentos apostólicos, tudo isso — que é comprovar a realidade do pecado e das limitações humanas — pode, no entanto, constituir uma prova para a nossa fé e fazer com que se insinuem a tentação e a dúvida: onde estão a força e o poder de Deus? É o momento de reagir, de pormos em prática com mais pureza e energia a nossa esperança e, portanto, de procurarmos que seja mais firme a nossa fidelidade.

É Cristo que passa, 128, 4

Tu, que viste claramente a tua condição de filho de Deus, mesmo que já não tornes a vê-la — não há de acontecer! —, deves continuar adiante no teu caminho, para sempre, por sentido de fidelidade, sem olhar para trás.

Forja, 420