Mons. Fernando Ocáriz: “Cristo reina dando-nos a sua vida”

Oferecemos algumas ideias da pregação oral feita pelo prelado do Opus Dei, na Solenidade de Cristo Rei.

O Prelado do Opus Dei falou sobre Cristo Rei.

Mons. Fernando Ocáriz destacou que “Cristo é o Rei do Universo. Ficamos contentes com toda a Igreja. Sentimos que somos governados por Ele, pelo Seu amor, pela Sua onipotência. Pertencemos a um Reino eterno, universal, de paz, que abrange tudo. É também um Reino de santidade, porque podemos ser santos; e um Reino de graça, porque é Ele quem nos sustenta: Ele é a nossa paz. Em Cristo, recebemos todo o amor de Deus através do Seu coração humano”.

O Prelado sugeriu considerar como o Reino de Cristo se torna presente: “Podemos fazer esta pergunta: onde o seu Reino está, Senhor? Como podemos tornar o seu Reino mais visível, mais presente? E Ele responderá com as mesmas palavras que disse a Pilatos: O meu reino não é deste mundo. Mas já está presente entre nós, crescendo como uma semente até se tornar uma árvore frondosa”.

Onde o seu Reino está, Senhor? Como podemos tornar o seu Reino mais visível, mais presente?

Os textos do Novo Testamento lidos na Missa do dia convidam-nos a ter fé: “Face à experiência das dificuldades nas nossas vidas, é necessário acreditar na ação de Deus, como nos diz a segunda leitura da Missa de hoje: Pois é preciso que Ele (Cristo) reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. Se formos fiéis, o Reino de Deus será uma realidade em toda a nossa vida”.

Como é o Reino de Cristo? Perguntou-se o Prelado. “A primeira leitura de hoje mostra o Senhor como um pastor que cuida das suas ovelhas. Ele reina como um pastor que nos alimenta continuamente com boas pastagens, através da sua Palavra e da Eucaristia. A Palavra de Deus que recebemos com fé nos preenche, dá sentido a toda a nossa vida e nos dá forças para que Ele reine sobre nós”.

“Agradeçamos especialmente a Eucaristia, esse grande presente pelo qual Jesus nos dá a sua própria vida. Cristo não reina dando ordens, mas dando- nos a sua vida completamente na cruz e de modo continuo na Eucaristia”.

Queremos, Senhor, não ter outra liberdade do que amar a ti, porque é assim que seremos realmente livres.

Partindo de umas palavras do fundador do Opus Dei, ele lembrou que “para que Jesus reine em mim e em você, precisamos de graça abundante, para que mesmo a última respiração ou a palavra mais elementar sejam um louvor a Cristo Rei, como dizia São Josemaria. Queremos, Senhor, não ter outra liberdade do que amar a ti, porque é assim que seremos realmente livres. Podemos fazer tudo com alegria se o fizermos com a liberdade de amor. Pedimos isso ao Senhor!”

Mons. Ocáriz concluiu a sua meditação fazendo referência ao Evangelho do dia, no qual se fala de “um Rei que julga e do Reino preparado antes da constituição do mundo. Nós possuímos o Reino como fruto da caridade, também agora como antecipação, ao nos entregarmos aos outros, como Ele se entrega a nós”.