26 de junho em Roma

No dia 26 de junho, festa litúrgica do Bem-aventurado Josemaría, D. Javier Echevarría celebrou uma Missa em sua honra na Basílica de Santo Eugênio a Valle Giulia. Cerca de mil e quinhentas pessoas assistiram à cerimônia.

O Prelado do Opus Dei, D. Javier Echeverría, durante a cerimônia

«O dia 26 de junho, aniversário do “dies natalis” do Bem-aventurado Josemaría Escrivá na glória do Céu, é para todos nós um dia de festa: um dia no qual o agradecimento a Deus se manifesta num renovado empenho de conversão, no desejo de seguir mais de perto o exemplo de fidelidade à vocação cristã que o Fundador do Opus Dei nos deu». Com estas palavras, o Prelado do Opus Dei começou a sua homilia.

«Chegam-nos todos os dias cartas das mais diversas partes do mundo», disse também noutro momento da homilia, «que narram favores espirituais e materiais obtidos por sua intercessão. Percebe-se o cumprimento de um desígnio divino na devoção que suscita a figura deste inesquecível servo de Deus, deste servo bom e fiel. Uma devoção que o decreto pontifício sobre a heroicidade das suas virtudes qualifica como “verdadeiro fenômeno de piedade popular”: o Senhor o escolheu como instrumento para reavivar em muitas almas a consciência de que todas as atividades normais da vida podem converter-se em oração, em caminho e meio de santificação, em fonte de paz e de alegria nos corações.

Cerca de 1500 pessoas assistiram à Missa em Santo Eugênio

«O encontro com o Bem-aventurado Josemaría ou com os seus escritos mudou a vida de muitos de nós, levou-nos a encontrar Cristo, a escutá-Lo, a colocar-nos em constante colóquio com Ele, a sentir a Sua chamada, a lutar por testemunhar uma plena coerência cristã. De um modo ou de outro, todos fomos conduzidos por ele a uma conversão real, ao descobrimento da oração, à prática da penitência, à alegria de uma assídua participação nos sacramentos, em particular nos da Penitência e da Eucaristia. Graças aos seus ensinamentos, abriram-se diante de nós horizontes de um compromisso ativo com a edificação do Reino de Cristo no mundo. Por isso podemos considerar-nos seus filhos; por isso podemos estar certos de que, como bom Pai que é, não nos negará a sua intercessão para a obtenção das graças de que precisamos.

Ao terminar a cerimônia, junto à Basílica

Confiamos hoje à sua intercessão, em particular, a nossa luta pela santidade no meio do mundo. O Bem-aventurado Josemaría ensinou-nos a cultivar este grande ideal, o único verdadeiramente necessário, no cotidiano, nessas nossas ocupações que parecem comuns mas que escondem algo divino e formam a trama de toda a nossa jornada. “A santidade não está em fazer coisas cada dia mais difíceis, mas em fazê-las cada vez com mais amor”. Peçamos a ele que nos ajude a assimilar esta verdade, autêntico núcleo da sua mensagem espiritual: Que nos faça ver o rosto paterno de Deus, que em cada pequeno gesto espera de nós um pouco mais de amor; que nos ensine a transformar em oração — diálogo com Deus — todo o nosso dia.»